No dia 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Coworking. Esse modelo de trabalho é baseado no compartilhamento de espaços e recursos de escritório. Os profissionais não trabalham necessariamente na mesma empresa ou na mesma função, mas estruturam relacionamentos a fim de criar ou amadurecer um projeto ou ideia.
Mesmo com a comemoração, o conceito de trabalho ainda não é tão forte no Brasil quanto é nos Estados Unidos. No entanto, apenas no Rio de Janeiro existem dez escritórios espalhados entre bairros da zona oeste, da zona sul, do leste fluminense e do centro da cidade.
A maioria dos espaços destinados ao coworking oferece aos profissionais uma estrutura de ambiente empresarial, com mobília de escritório e internet wi-fi, a grande maioria disponibiliza sala de reuniões e espaço para relaxamento. No entanto, os ambientes estimulam a criatividade e o contato entre os visitantes. Os planos podem ser diários, mensais ou anuais, de acordo com a necessidade de cada interessado.
Mesmo que ainda não apresente números avassaladores, de acordo com especialistas no setor o serviço está em expansão. Essa tendência é motivada pela geração de jovens profissionais que preza por flexibilidade e liberdade no ambiente de trabalho. Segundo dados, profissionais na faixa etária entre 26 e 35 anos são a grande maioria dos profissionais que buscam os escritórios de coworking.
Fonte: O Globo, IG e MoveBla